Entre em contato
Dúvidas
Frequentes
Para fazer essa conta, você precisa saber seu consumo médio mensal de energia (em kWh) e o fator gerador da sua cidade. Além desses, outros fatores são levados em conta para estimar a sua geração, como o sombreamento e a inclinação do telhado, além da orientação (superfícies voltadas para o norte tem maior irradiação solar). Através da nossa tecnologia, levamos em conta todos esses fatores para te apresentar um orçamento ideal para o seu projeto.
On-grid é o sistema conectado com a rede da concessionária de energia, nesse modelo é necessário pedir autorização para concessionária para realizar a conexão.
Já o sistema Off-Grid é um sistema remoto que conta com um banco de baterias, nele não há conexão com a rede da concessionária. Esse tipo de projeto costuma ser mais caro e recomendado para lugares com difícil acesso à rede.
Os créditos de energia solar são produzidos com a sobra da energia gerada em uma unidade produtora. Portanto, a energia originada com as placas solares adquiridas por você que não for usada no seu imóvel retorna para a concessionária da sua região, que a transforma nos créditos de energia solar.
Esses créditos serão abatidos automaticamente da sua fatura de luz sempre que você precisar, dentro de um prazo de utilização de 60 meses, a contar do dia em que foram gerados.
Vamos explicar mais detalhadamente como funciona essa sobra de energia em um sistema fotovoltaico. Ao longo do dia, a energia solar é produzida. Ao anoitecer, a irradiação solar cessa, mas o imóvel continua usando a energia elétrica. Esse consumo é medido pelo relógio da distribuidora de luz. Quando o mês chegar ao fim, o excedente da energia solar gerada pelo seu sistema servirá para abater da sua fatura de eletricidade a quantidade de kWh correspondente à energia que o imóvel consumiu.
Entretanto, para aproveitar os créditos solares gerados é preciso ficar atento à regulamentação da Aneel.
Não, ele é super silencioso. O painel solar produz energia através de um processo fotoquímico, e não mecânico, que não produz barulho algum.
O sistema de energia solar não produz energia durante a noite e, nesses períodos, a sua casa ou empresa é atendida pela energia da distribuidora. Durante as horas do dia, o seu sistema segue produzindo energia e todo o excedente (o que não foi consumido) é injetado na rede, emprestado para a distribuidora e convertido em créditos para você. Ao final de cada mês, os créditos são automaticamente utilizados para compensar a energia consumida durante a noite, o que proporciona uma economia de até 95% na conta de luz.
De uma forma muito simples, o painel é composto por células fotovoltaicas que ao serem atingidas pela radiação solar produzem eletricidade através de uma reação fotoquímica que acontece entre os fótons de luz e os elétrons do seu material semicondutor.
A conexão do sistema à rede é feita pela própria equipe técnica da distribuidora após ela realizar a vistoria e aprovação do projeto instalado pela nossa empresa . Ou seja, você não precisa se preocupar, pois todo o processo é feito por entre essas partes.
Em projetos residenciais, é possível instalar todo o sistema em até 3 dias com uma equipe de 2 ou 3 técnicos. Tudo irá depender do porte do sistema e da complexidade na instalação devido às características do imóvel, como a facilidade de acesso ao telhado do imóvel.
Em média, um sistema de energia solar instalado no Brasil se paga, hoje, entre 4 e 5 anos. No entanto, esse prazo irá variar para cada instalação de acordo com o porte do sistema, níveis locais de radiação solar, valor da tarifa da distribuidora da região e outros dados.